Esteiras de Yoga

setembro 02, 2015



Para praticar yoga em casa ou em qualquer lado é essencial comprar um tapete de yoga, e recomendo nesta fase inicial encontrar bom compromisso qualidade/preço. Se o tapete for daqueles baratinhos normalmente têm pouca aderência e rapidamente com o suor vão-se desfazendo. Por outro lado por, compreendo a relutância em comprar um de melhor qualidade e mais caro se ainda estão a começar.


Um dos primeiros dilemas na compra de um tapete é escolher entre materiais naturais e os comuns sintéticos disponíveis nas lojas de desporto. Eis algumas sugestões no momento de escolherem um tapete.

O Material

Os tapetes mais comuns são feitos em PVC, latex, plástico ou borracha, Muitos deste materiais são tóxico e até cancerígenos, assim no momento de comprar o melhor é verificar se o tapete está credenciado com PVC-free ou se é designado com eco-friendly sem emissão de toxinas. A maioria dos tapetes nem trazem quaisquer indicações. O melhor é optar por materiais naturais como borracha ou fibras naturais.

Conforto

Depois de escolher o material a característica seguinte é o conforto, quer seja pela aderência, espessura ou dimensão do tapete. Quanto mais aderente melhor, quer seja em contacto com o chão ou com as mãos e pés. A aderência varia de acordo com o material, os sintéticos tendem a acelerar a transpiração das mãos e pés, ficando rapidamente escorregadio e isso torna-se muito desconfortável para as articulações.
A escolha da espessura irá depender de dois factores: nível de yoga e sensibilidade das articulações. Se são iniciantes o melhor é optar por uma espessura média, pois nesta fase pretende-se solidificar a força muscular e ter algum apoio nos pulsos e joelhos. A espessura padrão é de 3.2 mm, mas pode variar até aos 8 mm. A espessura menor torna o tapeta mais leve mas pode revelar-se desconfortável. Quanto maior a espessura mais pesado se torna, mas aumenta o conforto, embora para posturas de equilíbrio não sejam uma boa ajuda. Os tapetes de 5 mm são um bom compromisso para quem está a começar. Por fim a dimensão do tapete deve estar de acordo com a nossa altura, preferencialmente deitar-se sem ficar com pés ou cabeça para fora. Porém a dimensão mais comum dos tapetes é 172 cm de comprimento e isso é mais que suficiente para estrutura média portuguesa.

Cor

Assim como qualquer outro elemento na vida aconselho que escolhem uma versão colorida e/ou com padrões, pois para quem faz yoga estamos muito tempo a olhar para o tapeta, logo mais vale que seja cheio de cor e divertido.

You Might Also Like

0 comentários